COLÉGIO COSMOS TRANSFORMA FESTA JUNINA NUMA PRÁTICA PEDAGÓGICA - 2019

COLÉGIO COSMOS TRANSFORMA FESTA JUNINA NUMA PRÁTICA PEDAGÓGICA - 2019

Escrito por Ricardo. Publicado em Notícias.

 

Aqui no Colégio Cosmos trabalhamos a origem da festa junina. Descobrir isso foi o primeiro passo para a contextualização da festa. Foi importante motivar os alunos a buscar essa resposta, para compreenderem a origem da tradição.

Saber que a tradição vem dos festejos de agradecimento aos santos pela colheita do meio do ano e que, por isso, a maioria dos quitutes é feita de milho, por exemplo, despertou neles o interesse pela história. "É necessário recuperar o porquê da tradição da quadrilha, das comidas, da fogueira, para que a festa junina não vire uma mera caricatura do mundo da roça", diz o antropólogo Jadir de Morais Pessoa, professor titular da Universidade Federal de Goiás, especialista em folclore.

O importante é fazer com que os estudantes passem a ver essa data comemorativa com outros olhos, entendendo como surgiu e qual a sua história. A festa junina passa a ser não apenas um dia de celebração para os alunos do Cosmos, mas sim, todo um estudo e valorização de manifestações artísticas e culturais.

Através do projeto Festa Junina 2019, procuramos também desmistificar o Homem do campo. “Homem do campo não é Jeca Tatu”. Foi interessante apresentar o campo de uma nova maneira e tirar o olhar de deboche sobre o caipira, representado muitas vezes pelas roupas exageradas ou por posturas imbecilizadas. Combater estereótipos e difundir o respeito à diversidade são propostas do Colégio Cosmos levadas muito a sério!

Uma das maneiras que utilizamos para fazer isso foi por meio de estudos sociais, geográficos, culturais e históricos. Procuramos trabalhar como uma sociedade funcionava em determinada época, quais fatores influenciavam o modo de vestir, agir, alimentação, entre outros aspectos. Outra possibilidade é incluir literatura sobre as diversas regiões do país, como se inseriram na história do pais, do contexto colonial até os dias atuais. Tal estudo auxilia no entendimento das condições geoeconômicas e culturais que as regiões apresentam na atualidade, entender o problema da seca no sertão nordestino e a intensa urbanização da região centro sul, como exemplos.

Como trazer os alunos, de fato, para o projeto? Nós propusemos aos alunos que participassem da decoração, confecção de cartazes, fotos, escolha do repertório e coreografia das danças. Dessa maneira, os alunos sentem-se mais confiantes e envolvidos nos acontecimentos, ao colocarem a mão na massa e colaborando para que o evento ocorra e tenha uma identidade própria. Desenvolver a autonomia do aluno e construir sua autoestima são objetivos sempre presentes no trabalho pedagógico do corpo docente do Colégio Cosmos.

Finalmente, vale lembrar que, com o projeto Festa Junina 2019, associamos a festa junina ao trabalho das competências da BNCC. A Base Nacional Comum Curricular propõe uma série de habilidades e competências que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica para que se tornem cidadãos mais críticos e conscientes.

O Colégio Cosmos acredita que a celebração da festa junina pode ser uma maneira da escola inserir essas competências e habilidades na realidade escolar. Em vez de a festa ser apenas um dia de dança, comida e customização, é adequado ir além dessa manifestação artística, para que os alunos compreendam o seu contexto histórico e geográfico. A competência geral número 3 da Base, por exemplo, está relacionada diretamente a essa aplicação:

  • Competência 3:  Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Uma maneira de aplicar isso no contexto da celebração é destacando a origem dos trajes, como e por que eram utilizados naquele período e local. Além disso, analisar como os alimentos interferem na cultura de um povo, o simbolismo das cores e seus significados.  

Assim, com o projeto Festa Junina 2019, o Colégio Cosmos busca dar mais significado para a tradicional festa junina, aproveitando-a como prática pedagógica, além de seu caráter cultural e lúdico, é claro!

Festa Junina 2019

Pin It

 

ROOR

Best World Bookamker williamhill.com reviewbbetting.co.uk