Dicas para cuidados e convivência com idosos

Blog

Dicas para cuidados e convivência com idosos

Escrito por Webmaster. Publicado em Blog.

Dicas para cuidados e convivência com idosos

Sabemos que muitos vivenciam a realidade de morar com seus pais idosos e/ou cuidar dos mesmos diariamente.

 

Ainda que não more na mesma casa, assumir sozinho a responsabilidade de cuidar de pais idosos pode ser desgastante e, até mesmo, exaustivo.

Para quem está ou vai passar por situação semelhante, aqui ficam algumas dicas:

  • não abdique de sua vida pessoal; é preciso pedir ajuda, trocar ideias e experiências, distribuir tarefas e compartilhar responsabilidades;
  • contrate, se possível, um profissional para acompanhar o pai idoso; se essa possibilidade não é viável, conte com a ajuda de familiares e vizinhos, não apenas para os cuidados práticos, mas especialmente para cuidados afetivos: bater papo, assistir um programa de TV juntos, fofocar um pouco, ouvir as queixas, ser solidário;
  • tenha a opinião do idoso a respeito de suas necessidades, caso ele seja lúcido;
  • adapte a moradia às necessidades especiais do idoso: ausência de tapetes na casa, barras no banheiro, camas e colchões mais altos, deixar comidas prontas para evitar ao máximo o uso do fogão.

As grandes brigas e estresses acontecem normalmente, porque quem cuida quer fazer valer sua opinião, seu jeito de arranjar as coisas, esquecendo que o idoso não é um incapaz a menos que tenha sido acometido por alguma doença que lhe tire o discernimento.

Quando um idoso se sente querido e ouvido, ele certamente é menos teimoso, menos ranzinza e será mais cordial e compreensivo. Mas quando não está emocionalmente nutrido, o lado difícil aparece com mais
contundência e ele pode se tornar um ranzinza irrequieto ou entrar num estado depressivo.

Todos vamos envelhecer e precisar de cuidados. Quanto mais saudável for a relação entre pais e filhos ao longo da vida, quanto mais intimidade, cumplicidade, respeito e afeto houver, mais facilmente essa
transição se dará.

No Colégio Cosmos, o processo de envelhecimento e respeito à terceira idade são temas levados a sério e amplamente refletidos com os alunos, contribuindo para que tomem consciência das diferenças entre as diversas fases biológicas de a vida, assim como, as diferenças culturais entre as gerações.

Para finalizar as muitas reflexões realizadas a respeito do tema, realiza-se no Colégio Cosmos o Encontro de Gerações, reunindo alunos, pais e avós numa emocionante manhã de confraternização, durante a qual pessoas de diferentes gerações trocam experiências, compartilham emoções e distribuem afetividade.

No Encontro de Gerações há, sobretudo, uma homenagem aos avós, valorizando seu papel fundamental no seio da família, enquanto formadores de valores e conhecimentos e reconhecendo a necessidade de dar a eles o suporte necessário às necessidades que o envelhecimento poderá acarretar.

Pin It

 

ROOR

Best World Bookamker williamhill.com reviewbbetting.co.uk